Até meados do século XIX, o teatro
brasileiro vinha se desenvolvendo tendo como ponto de partida o teatro
romântico. Sendo que, em 1855, inaugura-se o Teatro Ginásio Dramático, no Rio
de Janeiro, que foi criado pelo empresário Joaquim Eleodoro Gomes dos Santos. Em
contraposição à antiga estética teatral, esta nova casa de espetáculos, criou
rupturas e quebrou paradigmas, quando trouxe para a cena brasileira, algumas
peças francesas da nova escola realista, cujos temas abordados confrontavam com
o cotidiano e costumes daquela burguesia em ascensão. Desta vez, estava em jogo
uma renovação dramatúrgica que tinha por base autores como: Alexandre Dumas
Filho, Émile Augier, Théodore Barrière, entre outros.
Quando do advento do romantismo, João
Caetano, primeiro empresário e ator brasileiro, que havia rechaçado as
companhias, atores e atrizes portuguesas, reinava inconteste, com sua estética
por décadas, e ainda não havia sido contrariado desde durante muito tempo. Mas,
com a chegada da escola realista, tendo sido colocada para o público, com a
inauguração do Teatro Ginásio Dramático, este fato causou um certo desconforto
para o referido profissional das artes cênicas. Apesar disso, João Caetano permanece
fiel aos cânones do romantismo até sua morte em 1863.
Nesse período, o teatro estava sendo visto
como uma escola moralizadora da sociedade, tanto para a burguesia como também
para os mais abastados. Da mesma forma que, no século XVI, Shakespeare trouxe a
sociedade burguesa elizabetana para o palco, desta vez, no século XIX, é a
estética realista que vai trazer para o palco a ascendente burguesia
brasileira. Os temas sugeridos nos textos e espetáculos realista, eram de
preferência relacionados com a burguesia local. Da mesma forma que os
melodramas, as peças de cunho realista, sempre chegam ao seu epílogo, revelando
a vitória do homem idôneo e honesto.
O teatro realista, como uma escola de bons
costumes, não dá espaço para personagens como: esposas adúlteras, jovens
revoltosos, agiotas, caça-dotes, viciados em jogos, golpistas, estelionatários
e, principalmente as prostitutas, que parecem ser uma grande ameaça aos homens
bons e casados, como também, era visto como uma afronta aos jovens de boa
família. Esses personagens eram inviáveis para a boa formação do burguês e do
homem idôneo daquela sociedade brasileira do século XIX
Enquanto Furtado Coelho e Eugênia Câmara
foram considerados os principais intérpretes desse período, por outro lado,
Gabriela da Cunha e Adelaide Amaral, se tornaram as musas do teatro realista. Já
o Teatro Ginásio Dramático teve total influência do Théâtre Gymnase Dramatique,
de Paris. Diferentemente do teatro romântico, o teatro realista, como o nome já
diz, trouxe para o palco mobiliário de verdade, com o objetivo de reproduzir de
fato, o interior das salas das famílias burguesas. Em geral, o figurino se
baseava na moda em voga e sempre era atual, de acordo com o que era usado na
vida real. Já a ação dramática também se passava no presente. Aboliu-se o cunho
meramente dramático e a movimentação dos atores se tornaram menos enfáticas e
mais natural.
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