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segunda-feira, 13 de março de 2023

TEATRO ROMÂNTICO

 


     Com o fim do teatro jesuítico na colônia, algumas isoladas casas de espetáculos vão surgir ainda no século XVIII, como o teatro do Padre Ventura no Rio de Janeiro, onde apresenta-se comédias entremeadas de canções, de Antônio José da Silva, nascido no Brasil, mas que passou quase toda sua vida morando em Portugal. É quando surge um dos primeiros autores brasileiro, Cláudio Manoel da Costa, com o espetáculo “O Parnaso Obsequioso”. Vila Rica inaugura sua Casa de Ópera em 1770, cujo prédio, atualmente é conhecido como Teatro Municipal de Ouro Preto e, considerado um dos mais antigos em funcionamento das Américas.

      Este, foi um período em que muitas companhias com seus espetáculos eram trazidas de Portugal e Espanha. Neste século, o que se via no Brasil eram espetáculos de companhias portuguesas, com elencos portugueses e temas portugueses. Muitos desses artistas ficaram extremamente famosos em território brasileiro. Com a falta de artistas do local, houve essa grande febre de artistas vindos de além-mar. É com a chegada do Príncipe Regente em 1808, que o teatro terá novos rumos no Brasil, visto que em 1810, será inaugurado o Real Teatro de São João, no Rio de Janeiro. Edifício onde, as companhias portuguesas também dividiam espaço com a primeira companhia brasileira, do empresário e ator, João Caetano.

     Influenciado pelo teatro francês, o Romantismo no Brasil, tem início na primeira metade do século XVIII, e surge em contraposição à enxurrada de companhias e atores europeus e principalmente portugueses, que invadiam nossas casas de espetáculos. Por outro lado, é no Romantismo que vai surgir um teatro com características nacionais, quando começa a se preocupar e enfocar temas relacionados com nosso país. A partir de então, começa a surgir os primeiros dramaturgos brasileiros, os quais, em sua maioria romancistas literários, passam também, a escrever para teatro. É quando surge Martins Pena, com seus espetáculos: “O Juiz de Paz na Roça”, “Um Sertanejo na Corte”, “A Família e a Festa na Roça”, entre outros. Suas comédias criticam, com muito humor, a sociedade da época.

     Outro autor ligado ao Romantismo é o maranhense Gonçalves Dias, ele foi poeta, jornalista e dramaturgo, escreveu o texto teatral “Leonor de Mendonça”, que é considerado um dos primeiros textos do teatro brasileiro. Enfoca um triângulo amoroso, que envolve os seguintes personagens: Leonor de Mendonça – Duquesa de Bragança; D. Jaime – Duque de Bragança, e Antônio Alcoforado. O texto nos permite fazer reflexões sobre o teatro romântico no Brasil e a evolução das conquistas femininas ao longo do tempo.

     O poeta Castro Alves também deu sua contribuição para o teatro brasileiro com a peça, “Gonzaga” ou “A Revolução de Minas”, ele expressou em sua obra muitos problemas sociais que havia no Brasil de sua época. “A Torre em Concurso”, é uma comédia do também romancista Joaquim Manoel de Macedo. Ele foi professor, jornalista e dramaturgo. José de Alencar também entra nesse rol, e vem engrandecer o repertório nacional com “O Demônio Familiar”, que trata dos costumes da sociedade, principalmente o casamento por dinheiro.

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