Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

terça-feira, 1 de setembro de 2020

CINETEATRO MAZAGÃO

 


     A partir de registros e documentos primários, além de depoimentos de pessoas que viveram na época, e ainda, tendo como ponto de partida o prédio que resiste ao tempo, torna-se convencível e, consequentemente crível que existiu a partir da década de 1944, o Cineteatro Macapá, que depois passou a ser denominado e amplamente conhecido como Cineteatro Territorial. Mas, se pensarmos em falar sobre um tal Cineteatro Mazagão, talvez tenhamos dúvidas se o mesmo, realmente existiu.

     Posso afirmar que sim! E digo também que foi uma grande ousadia cultural, poderia assim assegurar, do governo Janary Nunes. Em se falando de cultura, foi um governo muito ousado em relação às questões culturais, e que não se deteve apenas à cidade de Macapá, tendo em vista que há notícias concretas da inauguração desse cineteatro.

     O certo é que, após três anos de funcionamento do Cineteatro Territorial, em 05 de outubro de 1947, o governo do território inaugurou o Cineteatro Mazagão, dentro das festividades de posse do novo prefeito do município. Nesse dia, foram inaugurados o Grupo Escolar, o Cineteatro e o Matadouro Público, respectivamente, na cidade de Mazagão.

     Vale salientar que em primeiro momento, foi inaugurado o Grupo Escolar e em seguida aconteceu a inauguração do Cineteatro Mazagão. Essas festividades aconteceram no dia 05 de outubro de 1947, de acordo com o Jornal Amapá, Ano III, nº 135, p. 2, de 11 de outubro de 1947. Portanto, o Cineteatro de Mazagão foi inaugurado no dia 05 de outubro de 1947, como podemos ver a seguir, ipsis litteris: INAUGURAÇÃO DO TEATRO DE MAZAGÃO - A posse do novo gestor dos destinos de Mazagão - Em seguida foi inaugurado o Cine-Teatro de Mazagão, em edifício que outrora serviu de séde a um grêmio esportivo. É uma instalação confortável e arejada, com capacidade para abrigar numerosa platéia. O Sr. Oscar Leite Brasil, depois de aludir à questão educativa do cinema e do teatro, convidou o sr. Felippe Gillet a desatar a faixa auriverde que se encontrava à porta da referida casa de diversões.

     Ainda de acordo com esse hebdomadário, tem-se notícia de que nesse mesmo dia, esse pequeno teatro foi palco de várias apresentações dos alunos daquela cidade: No Cine-Teatro de Mazagão, os alunos do Grupo Escolar sob orientação da professora Maria das Neves Rezende, exibiram-se em interessantes demonstrações cênicas, inclusive duetos, cançonetas, monólogos e declamações.

     É de fundamental importância termos conhecimento dessas atividades artísticas e registrá-las em busca de deixarmos esse legado sobre o teatro do Estado do Amapá e a cidade de Mazagão também faz parte deste roteiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário