Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

CIÊNCIA E ESTADO



         Desde os sumérios que o rei se tornou um governante com a máxima autoridade sobre seu povo. Por muito tempo, o rei foi o representante da justiça, da religião, da moral, da legalidade, além de se tornar o representante de Deus na terra. Ao mesmo tempo que era rei, também tinha a última palavra em decisões extremas ou de difícil resolução. Lembre-se bem da sentença do rei Salomão, em relação às duas mulheres que se diziam mãe da mesma criança. A última palavra e o julgo final, foi dele. 
     Até o Renascimento, quem decidia os caminhos da humanidade, além dos reis, era principalmente, a religião. Detentora do poder religioso, político e moral, a igreja determinava seu ideário político a partir da religião e da força, como aconteceu com a caça às bruxas e notadamente a fogueira da inquisição. Nesse período a igreja incentivou e criou grandes exércitos, como por exemplo, os templários e as cruzadas.
     O Renascimento Cultural dos séculos XIV, XV e XVI, surgiu como um fenômeno fundamental de ruptura com a Idade Média. Nesse período, coincidentemente, surge a ciência. Enquanto a Idade Média foi caracterizada pelo tradicionalismo, por outro lado, o Renascimento representou uma revolução pautada no racionalismo, assim, mudando a forma de ver o mundo e a mentalidade das pessoas.
     E o que é a ciência? Ciência deriva do latim “scientia”, que significa conhecimento, saber, conhecer. A ciência resume-se num corpo de conhecimentos sistematizados a partir de uma pesquisa aprofundada, adquiridos pela observação, identificação e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, formulados metódica e racionalmente. Contribuíram para o surgimento da ciência, artistas e cientistas, de Nicolau Copérnico a Leonardo Da Vinci.
     Um dos cientistas mais perseguidos no Renascimento foi Galileu Galilei. Ele foi físico, matemático, astrônomo e filósofo. Foi a principal personalidade na revolução científica daquela época. Defendeu que o sol era o centro do sistema solar, Era uma época em que a igreja controlava a ciência e sustentava visão oposta. E foi por isso que ele foi perseguido em função de suas ideias revolucionárias que confrontavam o pode da igreja.
     É importante saber que o papel do cientista é ir em busca da verdade, descobrir vacinas entres outras atividades. O papel dele na sociedade é deter o conhecimento e informar suas descobertas, ao Estado de Direito e à sociedade, visto que ele não é o poder legislativo nem executivo para realizar decisões sociais altamente complexas e onerosas. Podemos relacionar o reflexo de determinadas ideologias, como aconteceu no Renascimento, com Galileu Galilei, da mesma forma ao que aconteceu no século XXI com a atitude tomada pelo Estado Chinês, em relação ao médico Li Wenliang, que alertou em dezembro passado sobre o perigo do coronavírus. Como Galileu, Li Wenliang foi completamente ignorado pelo Estado, e da mesma forma que que aconteceu com Galileu, Wenliang foi obrigado a se desculpar em público, inclusive assinando documento, corroborando com seu erro. Tudo isso, imposto por um sistema ideológico e dominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário