Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 11 de março de 2019

O TEATRO PRIMITIVO



     Inicio este artigo, afirmando que as diversas formas de representação são tão antigas quanto a própria humanidade. Os primeiros momentos da arte dramática se revelam tanto dentro da caverna como fora dela. Um dos primeiros momentos de representação do homem foi ainda no período primitivo. Fora da caverna, ao abater o animal para satisfazer suas necessidades como alimentação ele também utilizava os ossos para confeccionar armas como também sua usava a pele para servir de vestimenta e proteção em relação à natureza.
     Não só isso, ele usava seu pensamento e sua tecnologia para atrair outros animais. Recurso criado pelo próprio homem, o que o diferenciou dos demais bichos. Vejamos: a primeira forma de representar foi exatamente quando o homem primitivo se vestiu com o couro do animal e se fez de animal para atrair outros da mesma espécie. Por exemplo, ele matava um bisão, tratava a pele e na próxima caçada se vestia com a mesma como se fosse outro animal, para chegar o mais próximo possível, para poder abater com mais facilidade sua próxima presa. Nesse momento ele se apoia no mimetismo e na representação.
     Aqui está a grande mágica do teatro, a capacidade de se apresentar aos outros sem revelar seu segredo pessoal e sua identidade. E é assim que o homem moderno se apresenta na sociedade. Um professor não é apenas um professor no seu ambiente de trabalho, em casa é pai, avô, na roda de amigos, é amigo, etc. Outro momento interessante em relação ao teatro primitivo podemos encontrar exatamente nos momentos de socialização dentro das cavernas.
     Desde os tempos mais remotos, a divisão do trabalho das pessoas que viviam em grupo, sempre aconteceu, da mesma forma que ainda acontece na atualidade. Vamos aqui imaginar a vida de um grupo primitivo: no princípio, o papel do homem era caçar e trazer o alimento para casa, e isso era fundamental para a sobrevivência daquele grupo social. Por outro lado, as mulheres ficavam com o papel de organizar e suprir as necessidades dentro das cavernas e dos arredores.
     O papel da mulher era a de cuidar dos anciãos e das crianças, à noite havia a necessidade de acender o fogo, nesse período, ao caminhar dentro da caverna, os primitivos deram conta da sombra e foi exatamente em função disso que as mulheres para animar seus filhos, começaram a inventar o teatro de dedos e mãos, projetando sombras dentro da própria caverna, para brincar com seus filhos. O teatro de sombras surgiu também nesse período, antes mesmo do teatro de bonecos, que surge em função das sombras, ou seja, o teatro de sombras está para o teatro de bonecos, como o teatro de bonecos também está para o teatro de sombras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário