Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

quarta-feira, 18 de abril de 2018

CINE TEATRO TERRITORIAL - Símbolo da Cultura Amapaense



     A implantação do Território Federal do Amapá na década de 1940 redimensionou as questões geográficas, políticas, econômicas e culturais de uma das áreas mais setentrionais do Brasil. Em se tratando de questões culturais, isto se dará mais propriamente no final da década de 1940, com a inauguração e implantação de vários setores da cultura como, por exemplo, a inauguração do Cine Teatro Territorial em julho de 1944; inauguração da Rádio Difusora de Macapá em 23 de julho de 1946; inauguração da Escola Barão do Rio Branco (primeira escola em alvenaria de Macapá), em 13 de setembro de 1946, onde começa a surgir dramatizações de peças por alunos, com apoio de professores, e a inauguração da Praça Barão do Rio Branco em 1º de janeiro de 1950. Em relação à inauguração da referida praça, o Comandante Cordeiro da Graça, em seu artigo “Acreditando no Futuro do Brasil”, que consta no livro “Confiança no Amapá: Impressões sobre o Território” de Janary Nunes, cuja 2ª edição foi publicada em 2012, dá suas impressões quando relata sobre a bela praça de esportes: Assisti ao ato inaugural da praça “Barão do Rio Branco”. É uma praça pública bonita, larga, onde a juventude tem todos os esportes. Não seria possível desejar coisa melhor nem mais eficiente.
      Tais fatores foram preponderantes para o desenvolvimento da cultura, da arte, das artes cênicas e especificamente do teatro amapaense. Portanto, seguiremos um raciocínio cronológico dessas ações do governo Janary Nunes, que, por um lado, fez crescer demasiadamente a cultura no Amapá e por outro, fez criar nos jovens um sentimento muito estreito em relação à arte. E é em função desses fatores que, na década de 1950 a produção cultural em relação à montagem de peças teatrais começa a surgir timidamente no âmbito do Ex-Território. Nesses termos, Nunes Pereira, que também tem artigo na obra acima citada, quando se refere às ações do governo Janary Nunes, afirma que: No campo cultural, por exemplo, ele não só atrai artistas e homens de ciência para que influam diretamente na formação da mentalidade do povo, porém procura amparar as tradições, os costumes que são típicos daquele povo, que constituem o seu patrimônio folclórico.
     O Cine Teatro Territorial, foi sem dúvida um dos primeiros edifícios construídos na administração do Capitão Janary Nunes. Em função de que não havia construções adequadas para reunir uma equipe, esse prédio foi erigido inicialmente para ser o Centro de Convenções do Governo, levando-se em consideração que só havia um lugar considerável para tal atividade que era o antigo prédio da Intendência, que depois se transformou no museu Joaquim Caetano. Sendo assim, o prédio do Cine Teatro Territorial se transformou no principal espaço para que os administradores pudessem se reunir com tranquilidade com a equipe do novo governo, para dar andamento ao projeto de transformação política do Território recém-instalado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário