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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TEATRO E SEMIOLOGIA

Por Romualdo Palhano. Doutor em Teatro. O teatro pode resolver uma das dificuldades da antropologia no que diz respeito a traduzir e visualizar elementos abstratos de uma cultura, como um sistema de crendices e valores, utilizando meios concretos como: por exemplo, em vez de explicar um ritual, executá-lo; em vez de dissertar sobre as condições sociais dos indivíduos, mostrá-la em função de gestos imediatamente legíveis de um momento histórico. Em realidade a teoria da cultura não poderia constituir-se sem a ajuda de uma teoria social e da ideologia e por fim da relação entre a superestrutura e a infraestrutura. Em efeito, a cultura é o resultado de negociações contínuas entre o mundo exterior; negociações através da qual se afirma, como um horizonte, uma identidade, que só podemos definir como criação contínua. A cultura intervém em todos os níveis, em todos os momentos da vida social e em todos os rincões de um texto e da representação cotidiana. A semiologia é a ciência dos signos. A semiologia teatral é um método de análise do texto e/ou da representação, atento a sua organização formal: à dinâmica e à instauração do processo de significação por intermédio dos praticantes do teatro e do público. Todo estudo semiológico, no sentido estrito, consistirá em identificar as unidades, em descrever suas marcas distintivas e em descobrir critérios cada vez mais finos de sua composição harmônica. A semiologia identifica as oposições entre os diversos sistemas significantes, ela emite uma hipótese sobre a relação dos códigos, os efeitos da evidencia dos signos e de seus valores. O teatro é puramente signo que são identificados automaticamente pelo público presente. Geralmente um vinho na vida real é um vinho, enquanto que no teatro o vinho pode ser representado por um suco de uva, o que não é a mesma coisa visto que um vinho é um vinho e um suco de uva é um suco de uva. Como na música que temos o autor da letra e o compositor da música, no teatro também podemos fazer essa distinção em relação ao dramaturgo e ao encenador ou diretor. Enquanto o dramaturgo escreve o texto escrito, o encenador tem a idéia de colocá-lo em cena, o que não é a mesma coisa. Aqui temos duas obras totalmente distinta. O dramaturgo escreve o texto escrito, que é literatura, e o encenador escreve o texto espetacular que é o espetáculo.

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