Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

sexta-feira, 9 de março de 2012

ÁLVARO BRAGA




     Álvaro Braga já nasceu numa família de artistas porque seus tios tocavam violão e cantavam. Havia noites que chegava a se formar um grande coral em família. Vários primos tinham dotes para o humor. Mas foi aos 12 anos, na antiga quinta série, que realmente se deparou com as artes cênicas quando foi convidado para montar um espetáculo teatral na sala de aula. Na ocasião, conseguiu interpretar muito bem o texto com total aprovação da turma. A partir de então passou a se dedicar à arte teatral.
     Nascido numa família sem preconceitos, Álvaro Braga teve total incentivo dos pais para prosseguir fazendo teatro. Com bolsa de estudos ingressou numa escola particular de Arte Dramática na cidade de Belo Horizonte. Foi na Escola Gesto & Companhia que conheceu as principais técnicas de uso do teatro italiano. Além do palco italiano montou espetáculos para teatro de arena e teatro de rua.
      No Amapá tem voltado seu trabalho como professor de teatro e como diretor de espetáculos. Aqui no Norte volta-se para montagens com o teatro educativo e o teatro experimental. Com a peça “Mitos e Lendas da Amazônia” representou o Brasil em Caiena, na Guiana Francesa, quando na ocasião também atuou como ator.
     Entre 2008 e 2009 montou “Sonhos de Uma Noite de Verão” de Shakespeare, e “O Juiz de Paz na Roça” de Martins Pena, sendo esta última montagem com alunos da Escola Cândido Portinari. Um dos seus trabalhos mais significantes foi sua participação no “Projeto Pirralho” quando montou um espetáculo sobre educação no trânsito.
          Desde que chegou ao Estado do Amapá Álvaro Braga tem se dedicado intensamente às artes cênicas e ao teatro propriamente dito. É uma pessoa atuante no que diz respeito às artes cênicas em nossa cidade. No Teatro das Bacabeiras ministrou vários cursos de teatro, contribuindo imensamente para a disseminação desta arte em nossa cidade. Com isso, consequentemente, iniciando uma dezena de jovens artistas nesta arte milenar.
     Álvaro Braga é uma pessoa humilde, mas persistente... Praticamente sobrevive da sua arte como: professor de teatro, ator, garoto propaganda, encenador, iluminador, cenotécnico e sonoplasta. Em função de sua participação em comerciais televisivos se tornou um ator bastante conhecido em nossa cidade.
     Além de ator e diretor Álvaro Braga também participa como garoto propaganda de alguns comerciais televisivos aqui no Amapá. Ele deixa aqui um recado aos iniciantes do teatro: “- O exercício da arte faz bem à alma, então não se prive disso... Cante...! Interprete...! Faça da sua vida uma arte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário